Israel: terreno fértil para a inovação

28.09.2018


Entenda por que Israel é um dos principais hubs de tecnologia do mundo – atrás apenas do Vale do Silício entre os gigantes tech

 

 

Em Tel Aviv, sinagogas, igrejas e mesquitas convivem com um número impressionante de centros empresariais, que abrigam entre 4 mil e 6 mil startups ativas, de acordo com dados do Fórum Econômico Mundial. A segunda maior cidade de Israel fica atrás apenas do Vale do Silício, na Califórnia, em número de empresas de tecnologia. Além disso, Tel Aviv abriga unidades de pesquisa de pelo menos 300 multinacionais, entre elas Intel, IBM e Google.

 

O terreno para inovações é tão fértil que rendeu à cidade o apelido de Silicon Wadi (wadi significa “vale” em árabe e hebraico), ou “Vale do Silício do Oriente Médio”. Aqui nasceram soluções tecnológicas que mudaram profundamente a sociedade, como os processadores para notebooks da Intel, o sistema de mensagens Viber e os aplicativos Moovit e Waze – vendido ao Google em 2013 por US$ 1,1 bilhão. Há também novidades como o Orcam My Eye, óculos com câmera acoplada que auxilia os deficientes visuais na leitura de textos e no reconhecimento de imagens e pessoas, que acaba de desembarcar no Brasil.

 

No campo de transmissões televisivas, o mundo vem aderindo também às inovações israelenses, como a LiveU, a NovelSat e a ABonAir, soluções tecnológicas de ponta para transmissão de vídeo (leia abaixo). “Entre tantas inovações, ganhamos novíssimas possibilidades para as transmissões ao vivo. Por um lado, essas três soluções garantem mobilidade e praticidade, eliminando cabos e unidades móveis caríssimas. Por outro, mantêm a qualidade necessária para distribuição em TV ou internet”, diz Eldad Eitelberg, diretor da UCAN, que representa essas tecnologias no Brasil. Não por acaso, 60% das transmissões do SporTV nas Olimpíadas do Rio foram realizadas com o sistema LiveU.

 

Entre as explicações para esse desenvolvimento tecnológico que parece não ter limites está a cultura militar israelense. O financiamento massivo de pesquisas em soluções para a guerra acaba turbinando todo o ciclo de inovações. Tem mais: o longo convívio durante o serviço militar, que pode durar até três anos, garante um networking que favorece o nascimento e o desenvolvimento de empresas. Para Avi Cohen, fundador da LiveU, a cena das startups do país é alimentada também por outros fatores fundamentais. “A paixão dos israelenses pelo empreendedorismo, a grande diversidade de investidores, as fortes instituições acadêmicas e os incentivos do governo, que devolve um dólar a cada dólar investido e isenta as novas empresas de impostos por 10 anos, só fazem crescer esse incrível ecossistema.”

 

Transmissão de ponta

Saiba mais sobre a tecnologia televisiva importada de Israel

 

LiveU
A tecnologia que revolucionou o modo de fazer televisão é baseada no cellular bonding: a soma da capacidade de múltiplos SIM cards de telefonia celular permite transmitir vídeos ao vivo, em alta qualidade, para qualquer endereço IP. Com uma pequena mochila nas costas, que sustenta o equipamento, repórteres de telejornais do mundo inteiro entram ao vivo sem a necessidade de cabos, conexões e unidades móveis. A tecnologia começa a ser usada em transmissões de fôlego, como competições esportivas.

 

NovelSat
Os modems e demoduladores de satélite oferecem a vantagem da enorme economia de segmento espacial nas transmissões televisivas (vídeo) e de dados. A NovelSat possibilita usar 40% menos de banda. Essa é exatamente a recomendação tecnológica da EBU (European Broadcasting Union) para recepção da contribuição em vídeo da Copa do Mundo FIFA – Rússia 2018.

 

ABonAir
A tecnologia de microlink wireless, com frequências de micro-ondas liberadas de licença, permite a conexão de câmeras ao switcher sem a necessidade de cabos e fios. O equipamento, de uso simples e com delay insignificante, é perfeito para a cobertura de grandes eventos, como shows musicais, cultos religiosos e competições esportivas em ginásios e estádios.

 

 

Share on Facebook
Please reload

MAIS POSTS
Please reload

PROCURAR POR TAGS